31/08/2025

Ponto de Cultura Andaluza realiza culminância da Oficina de Bloco Rural em Tracunhaém


Na última sexta-feira, dia 29 de agosto de 2025, o Ponto de Cultura Andaluza, em Tracunhaém-PE, realizou um momento especial para a cultura popular da região: a culminância da Primeira Turma da Oficina de Bloco Rural, reunindo alunos, familiares e a comunidade em frente à sede do ponto de cultura.

A atividade contou com a brilhante participação dos alunos da Escola Municipal Professora Maria Clemilda Coelho da Silva - Tracunhaém-PE, que se apresentaram fantasiados, celebrando de forma vibrante o aprendizado adquirido ao longo da oficina. O público presente pode prestigiar a força da tradição cultural local, marcada pela presença do Mestre Fundador Deca Emiliano, importante referência na história do Bloco Rural.

Bloco Rural é uma manifestação cultural de raízes profundas na Mata Norte de Pernambuco, tendo surgido ainda na década de 1940 – ou até antes – nos engenhos de Tracunhaém e de cidades circunvizinhas. Era uma brincadeira carnavalesca protagonizada por trabalhadores e trabalhadoras rurais do corte da cana-de-açúcar, que se apresentavam durante os três dias de carnaval.

O produtor cultural Gilson Xavier, natural de Tracunhaém, vivenciou de perto, entre o período de 1991 a 2009, a movimentação dos blocos rurais na região. Após muitos anos de pesquisa e mapeamento, sistematizou e denominou este segmento cultural como Bloco Rural, reforçando sua importância histórica e social.

Durante o evento, após a apresentação artística dos alunos, foi realizada a entrega dos certificados aos participantes da oficina. O encerramento ficou por conta da vibrante apresentação do Maracatu Estrela de Ouro da cidade de Aliança-PE, também reconhecido como Ponto de Cultura, levando ainda mais brilho e tradição à noite festiva.

O evento contou com incentivo do PNAB-PE, Secult-PE, Governo do Estado de Pernambuco, Programa Cultura Viva, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Produções Culturais: Afonso Oliveira, Valdilene Souza, Chirlene Lima e Gilson Xavier.














23/08/2025

Maracatu Leão Formoso de Nazaré da Mata-PE encanta no Festival Pernambuco Meu País em Pesqueira-PE.

 No último dia 17 de agosto de 2025, o Maracatu Leão Formoso de Nazaré da Mata brilhou no palco do Festival Pernambuco Meu País, realizado no Povoado de Mimoso, em Pesqueira-PE.

Com toda a força da tradição do Maracatu de Baque Solto, o grupo levou ao público a energia contagiante dos caboclos de lança, das loas marcantes e do ritmo vibrante do terno do maracatu rural (orquestra), reafirmando o poder da cultura popular pernambucana. A apresentação emocionou e fez ecoar a identidade do maracatu rural, símbolo maior da Zona da Mata Norte, conquistando a plateia com beleza, intensidade e resistência cultural.

O Festival contou com incentivo da FUNDARPE, Secretaria de Cultura do Estado e Governo de Pernambuco, reafirmando o compromisso com a valorização das manifestações tradicionais do estado. A produção foi realizado por Gilson Xavier Produções Culturais, garantindo toda a organização e cuidado para que o espetáculo fosse vivido em sua plenitude.

O Maracatu Leão Formoso de Nazaré da Mata segue reafirmando sua história e sua força, levando para diferentes territórios o brilho e a essência da cultura popular de Nazaré da Mata.





































21/08/2025

Apresentação do Maracatu Leão Africano de Nazaré da Mata no Festival de Cultura Viva Maracatu no Parque dos Lanceiros em Nazaré da Mata-PE

No dia 03 de agosto de 2025 o Maracatu de Baque Solto Leão Africano, da cidade de Nazaré da Mata-PE, encantou o público durante o Festival Cultura – Viva Maracatu, realizado no Parque dos Lanceiros, em um grande encontro de tradição, ritmo e poesia popular. Com suas loas vibrantes, o colorido das fantasias e a força contagiante do baque solto, o Leão Africano levou à cena a riqueza cultural que marca a identidade do povo nazareno, reafirmando a importância do maracatu como patrimônio vivo de Pernambuco. A apresentação emocionou o público presente, que pôde vivenciar de perto a energia e a beleza desse espetáculo popular, fruto da resistência e da criatividade de gerações. O evento contou com incentivo da FUNDARPE, da Secretaria de Cultura do Estado e do Governo de Pernambuco, reafirmando o compromisso com a valorização e difusão da cultura popular. A realização foi da Prefeitura Municipal de Nazaré da Mata e a produção realizada por Gilson Xavier Produções Culturais e Frida Lemos, reunindo esforços para fortalecer a tradição do maracatu e celebrar a força cultural que faz de Nazaré da Mata a verdadeira terra do maracatu.












20/08/2025

Apresentação do Maracatu Leão Faceiro de Nazaré da Mata no Festival de Cultura Viva Maracatu

No dia 03 de agosto de 2025, o Parque dos Lanceiros, em Nazaré da Mata-PE, foi tomado pelo brilho, ritmo e tradição do Maracatu Leão Faceiro, que encantou o público durante o Festival Cultura – Viva Maracatu. Com suas cores vibrantes, batuques marcantes e um cortejo que transborda história, o grupo reafirmou sua importância como guardião da cultura popular pernambucana. Ao som dos tambores, o Leão Faceiro apresentou a força e a beleza do Maracatu de Baque Solto, conduzindo a plateia a uma viagem pelas raízes afro-indígenas e pelas narrativas do interior de Pernambuco.
O espetáculo foi mais do que uma apresentação: foi um ato de resistência cultural, preservando tradições e transmitindo a alegria contagiante do povo nazareno. O evento contou com incentivo da FUNDARPE, Secretaria de Cultura do Estado e Governo de Pernambuco, além da realização da Prefeitura Municipal de Nazaré da Mata. A produção cultural foi realizado por Gilson Xavier Produções Culturais, garantindo que cada detalhe celebrasse a autenticidade e a grandeza do Maracatu. O rugido do **Leão Faceiro** ecoou no coração de Nazaré da Mata, renovando o orgulho e a memória viva de uma manifestação que é patrimônio do povo pernambucano.