Genival do Carmo, artesão brasileiro conhecido carinhosamente como “Freguês”, é um talentoso criador de cerâmicas em barro, com especialidade na confecção de peças figurativas, utilitárias (cinzeiros e miniatura de jarros), decorativas (arranjos com sinos, vasos, etc...).
Nascido em 11 de setembro de 1963, Genival reside e mantém seu ateliê na Rua Um, Loteamento Liberdade, nº 69, Centro, Tracunhaém-PE (CEP 55805-000).
Iniciou sua trajetória como ajudante de produção em olarias de grandes mestres da cerâmica tracunhaense, como Zé Jardim, Zé Tibúrcio e sua irmã, a Mestra Artesã Dona Carminha (vencedora do 1º Prêmio Pernambuco de Artesanato: Edição Bete Costa - Zona da Mata). Nessa convivência, aprendeu o ofício e desenvolveu um estilo próprio, marcado pela simplicidade, criatividade e identidade cultural.
Em 1979, aos 16 anos de idade, começou a modelar o barro e produziu suas primeiras peças decorativas — miniaturas, cinzeiros, jarros e sinos — que logo ganharam destaque em hotéis, residências, restaurantes e estabelecimentos comerciais de Pernambuco e de estados vizinhos.
No inicio da década de 90 participou como tocador de tamborim na bateria da Escola de Samba Rainha do Asfalto de Tracunhaém.
Com o passar do tempo, aperfeiçoou suas técnicas, produzindo jarros decorativos e peças torneadas manualmente, hoje reconhecidas por turistas e visitantes de várias partes do Brasil. Suas obras são confeccionadas em um pequeno espaço ao lado de sua residência, que serve como ateliê, onde continua a criar e preservar o seu estilo singular.
Suas peças decorativas em tamanhos reduzidos — especialmente os cinzeiros, arranjos com sinos e jarros decorativos — conquistaram espaço em diversos ambientes, como hotéis, restaurantes, atelieres local, eventos e coleções particulares.
Genival do Carmo é artesão cadastrado na ASSOCIATRA (Associação dos Artesãos de Tracunhaém) e registrado no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), por meio da Ad/Diper, Cruzada de Ação Social e Governo de Pernambuco.
Seu trabalho também está registrado em importantes publicações oficiais, como:
-
Inventário da Oferta Turística de Pernambuco – Tracunhaém (1ª edição, 1990), no segmento Artesanato em Cerâmica (incentivo da EMPETUR/SUDENE/Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo do Governo de Pernambuco);
-
Inventário do Potencial Turístico de Pernambuco (2ª edição, 2001, pág. 11), na categoria Peças em Cerâmica Decorativa (incentivo da EMPETUR/SUDENE/SEBRAE/Governo de Pernambuco).
Com uma trajetória marcada pela dedicação e preservação das tradições da cerâmica popular, Genival do Carmo continua sendo um símbolo vivo da cultura e do artesanato de Tracunhaém-PE.
https://www.mapacultural.pe.gov.br/agente/30676/#info








Nenhum comentário:
Postar um comentário