25/07/2011

CARAVANA ANDALUZA NO FIG 2011








































Pernambuco Nação Cultural 17/07/2011 - 18:30 Caravana Andaluza apresenta frevo rural no FIG (Flora Guedes).
Eu estou em Garanhuns para uma participação no velho circuito do frio...vou amostrar uma coisa, a Andaluza de Abreus. Com essas palavras o mestre Ginaldo e o contra-mestre Deca Emiliano anunciaram apresença do Bloco Rural Caravana Andaluza do Engenho Abreus, de Tracunhaém, no Centro de Garanhuns. O grupo fundado há mais de 47 anos é o único representante ativo do frevo rural na região da Zona Mata Norte de Pernambuco e remanescente dos antigos festejos dos engenhos canavieiros. O bloco realizou, na tarde deste domingo, um cortejo que saiu da Matriz de Santo Antônio em direção ao Palco da Cultura Popular. Trouxe para o público do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) a execução do valioso frevo rural, uma mistura de frevo, maracatu rural e música de improviso. O cortejo veio formado por 45 pessoas, três balizeiros que guiaram as duas fileiras de folgazonas (moças), além da burra, catita, porta-estandarte e a orquestra de frevo rural.“ É a primeira vez que o Andaluza participa do FIG, o bloco foi convidado porque foi contemplado como um Ponto de Cultura de Tracunhaém”explicou o produtor cultural do bloco rural, Gilson Xavier. “As crianças, os jovens e até as pessoas mais velhas são apaixonados pelo bloco, por onde passa as pessoas acompanham. O Andaluza é um orgulho dos moradores de Tracunhaém, informou. Vou sentir saudade na hora que partir...porque festival de inverno só encontra aqui, se despediu o contra-mestre Deca Emiliano no final da apresentação. Mas quem ficou com saudade, foi o público.
Fonte do texto acesse - http://www.nacaocultural.pe.gov.br/caravana-andaluza-apresenta-frevo-rural-no-fig?pagina=9

19/07/2011

FALECIMENTO DO MÚSICO SANDRO


Nesta, quinta-feira (19/07/2011), aproximadamente às 09:10h, aconteceu um grave acidente de moto na entrada de nossa cidade "Tracunhaém" provocado por um automóvel. Falecendo o nosso colega SANDRO DE SOUZA E SILVA (Músico / pagodeiro), filho da Srª Rosilda e Sebastião da Batatinha. Em 2010, ele participou conosco como aluno do Projeto "O Toque da Madeira: Curso de Confecção de Instrumentos" em Nazaré da Mata patrocinado pelo Funcultura/Fundarpe. Foi um dos fundadores do grupo jovem CJC de Tracunhaém, músico em grupos de pagodes de Tracunhaém, além das demais atividades musicais que ele participou em nossa cidade e circunvizinhas.
Deixo aqui os meus pesâmes a todos seus familiares.
Gilson do Turismo (Produtor Cultural - CPC - FUNDARPE)

Sandro (Foto ao lado esquerdo) lichando a rabeca no Projeto: O toque da Madeira.

16/07/2011

21º FESTIVAL DE INVERNO EM GARANHUS


Neste Domingo, dia: 17/julho/2011 a partir das 14:00h o Bloco Rural Caravana Andaluza do Engenho Abreus (Tracunhaém-PE) irá participar do Cortejo no 21º Festival de Inverno na cidade de Garanhuns-PE; a partir das 14:00h com saída em frente a Matriz de Santo Antônio da cidade de Garanhuns-PE com término no Palco da Cultura Popular. Patrocínio: FUNDARPE e Governo de Pernambuco.

07/07/2011

OFICINA DE INFORMÁTICA
















Nesta quinta-feira (07/07/2011), iniciou a Oficina de Informática incluida no plano de trabalho do Ponto de Cultura Andaluza na cidade de Tracunhaém-PE. Serão atendidos crianças, jovens e adultos residente em Tracunhaém-PE; as incrições foram realizadas nos dias 30 de junho a 06 de julho de 2011 e a Oficina de Informática acontecerá nas segunda-feiras e quinta-feiras no período da manhã e da tarde durante um mês.
Terão conhecimentos e prática de manuntenção, programas do windows e formatações. Endereço do Ponto: Rua Marechal Castelo Branco, nº 10 - Vitória do Povo - Tracunhaém-PE.
Realização da Oficina: Ponto de Cultura Andaluza
Produção: Gilson do Turismo
Patrocínios:



II FESTIVAL TUBA LIVRE

O II Festival Tuba Livre tem liberdade no nome, na proposta e no espaço. O evento vai acontecer no próximo dia 9 de julho no Largo da Igreja do Rosário dos Homens Pretos, em Goiana, a partir das 21hs, aberto ao público.

Além da música, o Festival agrega outras linguagens artísticas, como cinema e poesia.
O formato do festival é bastante diferenciado, pois
não há uma curadoria prévia das atrações. Apenas 3 grupos são previamente anunciados: Macumbá, The Blue Tomates e Quinteto Aumentafo, e o palco fica aberto para quem quiser fazer seu tributo, seja com um acorde, uma poesia ou um pocket-show.
O evento Tuba Livre surgiu após a morte do técnico de som, músico, produtor, compositor e fomentad
or da cultura em Goiana, Nicolhoas Alexander de Albuquerque Moura, mais conhecido como Tubarão ou Tuba, em 2008.
Guitarra era o instrumento principal de Tuba, e o músico sempre atuava buscando sonoridades com aproximação da música
popular da Zona da Mata e Sertão. Como guitarrista, participou de diversas bandas como: Algaves, Tribufomaré, Datiloscopia e GangaZunmba.
Com a morte de Tuba, a cena artística de Goiana e região não quis deix
ar que sua mensagem artística ficasse fora do ar, dos ouvidos e das conversas nas praças. Surgiu assim, a ideia de fazer o evento "Tributo a Tubaraõ" em abril de 2009. O evento foi incrível, com participação de artistas amigos de vários lugares que compareceram ao festival para dar ao menos um acorde em tributo a Tubarão. Esse evento foi divisor de águas na união de duas ou mais gerações de artistas na cidade.
Atualmente, todos os anos, a cena cultural goianense é animada pelo "Festival Tuba Livre - Arte, Música e outras histórias".
Está previsto a participação do Grupo de Danças Urbanas (Tracunhaém Break Style Crew)
Serviço:

II Festival Tuba Livre
Sábado, 9 de julho, às 21 horas.
Largo da Igreja do Rosário dos
Homens Pretos, Goiana-PE.



Caio Dornelas
IAPÔI cineclube
Diretoria FEPEC