31/08/2011

SAMBADA DE BAÉ NO PONTO DE CULTURA ANDALUZA


A Sambada de Côco organizado pelo coquista Mano de BAÉ, será realizada no dia 03 de setembro de 2011, em frente ao Ponto de Cultura Andaluza em Tracunhaém-PE; contará com a presença de grandes poetas da cultura popular.
Todo 1º Sábado do Mês em Tracunhaém-PE

Venham prestigiar esse momento cultural junto conosco!

NÃO PERCAM!

Local: Ponto de Cultura Andaluza localizado na Rua Manoel Castelo Branco, 10 - Loteamento Vitória do Povo - Tracunhaém-PE (Ao lado da Compesa).

Programação
20:00h – Bloco Caravana Andaluza
22:00h – Côco Mano de Baé
Apoio Cultural: Ponto de Cultura Andaluza
Ponto de Cultura Homens de Barro
Prefeitura Municipal de Tracunhaém
E O Produtor Cultural Gilson do Turismo
Produção: Mano de Baé e Chinho de Baé

III CONFERÊNCIA DO MOVIMENTO CANAVIAL "EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA"

A terceira edição da Conferência será realizada em Nazaré da Mata e terá participação da Secretária da Economia Criativa do Ministério da Cultura Cláudia Leitão.
O Movimento Canavial coloca mais uma vez sua rede em movimento e realiza a III Conferência com a presença dos diversos artistas, produtores, pontos de cultura, associações, empresas, sindicatos e gestores.
A Conferência acontece nesse Sábado, dia 03 de setembro entre de 09h00 as 17h00 na Moita do Engenho Santa Fé em Nazaré da Mata.
Uma articulação da Associação Reviva, Pontão de Cultura Canavial, Pontos de Cultura Estrela de Ouro, Coco de Umbigada, Cinema de Animação, Engenho dos Maracatus, Poço Comprido e Cabras de Lampião.
Durante a conferência os participantes do Movimento vão elaborar propostas de projetos e suas prioridades para os próximos dois anos. Esses projetos serão articulados pelo Pontão de Cultura Canavial a única agência do Brasil voltado para Pontos de Cultura e grupos de cultura popular.
Esse ano a conferência terá a presença da Secretária da Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão, do Gerente Regional Nordeste do Ministério da Cultura Fábio Lima e do Diretor de Gestão do Funcultura/Fundarpe Emanoel Soares.
Abrindo os trabalhos da manhã haverá uma palestra com Fábio Lima, Gerente da Regional do Ministério da Cultura com tema A importância da Gerência do Ministério da Cultura para a política cultural”. Logo após a palestra serão apresentados os resultados dos projetos executados por produtores formados pelo Pontão de Cultura Canavial: “Crianças que Brincam os brinquedos do Canavial” da produtora Noelly Silveira; “Revivendo o Samba” de Thiago Laranjeiras e “Leitura no Ponto” de Wanessa Santos.
Fechando a manhã haverá a definição das propostas elaboradas pelos participantes da Conferência.
À tarde será aberta com apresentação do Projeto “Fábrica Canavial”, por Afonso Oliveira, produtor cultural e coordenador do Pontão de Cultura Canavial. A apresentação do projeto da Mostra Canavial de Cinema” por Caio Dornelas produtor cultural e coordenador da mostra. Logo em seguida haverá a Palestra “Economia Criativa – Realidades e Desafios” com a Secretária da Economia Criativa do Ministério da Cultura Cláudia Leitão e a palestra “Funcultura e Pontos de Cultura” com Emanoel Soares de Lima, diretor de Gestão do Funcultura/Fundarpe.
O Pontão de Cultura Canavial é uma agência de projetos culturais e articula em rede diversos pontos de cultura e grupos culturais e funciona com sede no Engenho Santa Fé em Nazaré da Mata, com a agência, hotel e restaurante para os grupos e pontos em atendimento. Em três anos de trabalho já aprovou para os participantes mais de 50 projetos em editais públicos e privados, numa soma de mais de 4 milhões de reais. Além da elaboração de projetos realiza uma capacitação profissional em produção cultural, utilizando o Método Canavial, durante 05 meses.
A realização da III Conferência do Movimento Canavial tem o patrocínio do Ministério da Cultura através dos convênios do Pontão de Cultura Canavial, Festival Canavial e do Prêmio Tuxaua concedido ao produtor cultural Afonso Oliveira.
Haverá as apresentações da Ciranda de Timbaúba e Maracatu Estrela de Tracunhém
P R O G R A M A Ç Ã O
CONFERÊNCIA MOVIMENTO CANAVIAL
EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA
Data: 03 de setembro de 2011
Hora: 09:00h as 17:00h
Local: Engenho Santa Fé em Nazaré da Mata-PE
Coordenação dos trabalhos da manhã: Afonso Oliveira – Produtor Cultural
09:00h – Abertura: Palestra “A importância da Gerência do Ministério da Cultura para a política cultural” com Fábio Lima – Gerente Regional Nordeste do Ministério da Cultura
09:30h - Apresentação dos resultados do projeto: “Crianças que Brincam os Brinquedos do Canavial” pela Produtora Cultural Noelly Silveira.
09:50h – Apresentação dos resultados do projeto: “Revivendo o Samba” pelo Produtor Cultural Thiago Laranjeiras.
10:10h – Apresentação dos resultados do projeto: “Leitura no Ponto” pela Produtora Cultural e Educadora Wanessa Santos.
10:30h – Palestra “Difusão Cultural nos Mercados Internacionais” com Andréa Ramos Coordenadora de TI e da Editora Associação Reviva.
10:50h às 11:10h – Apresentação de propostas.
11:30h às 12:00h – Aprovação das propostas
12:00h - Apresentação da Ciranda de Timbaúba
12:45h - Almoço
14:00h – Produtor Cultural Afonso Oliveira com a apresentação do projeto “Fábrica Canavial”.
14:30h – Apresentação do projeto “Mostra Canavial de Cinema” com Caio Dornelas – Produtor Cultural e Coordenador do Projeto.
15:00h – Palestra “Economia Criativa – Realidades e Desafios” com Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura Cláudia Leitão.
15:40h as 16:00h - Debates
16:00h – Palestra “Funcultura e Pontos de Cultura” com o Diretor de Gestão do Funcultura/Fundarpe Emanuel Soares de Lima.
16:40h as 17:00h - Debates
17:00h – Final
Apresentação: Maracatu Estrela de Tracunhaém
Afonso Oliveira
Produtor Cultural
afonso.oliveira@yahoo.com.br

FESTIVAL DE ARTE E ARTESANATO DOS MESTRES DO BARRO DE TRACUNHAÉM

A Fundarpe, Empetur e a Prefeitura de Tracunhaém, realiza grande festa neste final de semana na Praça Costa Azevedo. É o Festival de Arte e Artesanato dos Mestres do Barro de Tracunhaém.

É um evento novo que promete mexer com toda a região da zona da Mata Norte. Além de grandes nomes da música popular, os participantes vão poder apreciar de perto os trabalhos dos artesãos que vão expor os seus produtos na praça principal da cidade, além de barracas com comidas típicas da região.


25/08/2011

APRESENTAÇÃO DA CARAVANA ANDALUZA NO PONTO DE CULTURA REVOLTOSA


Nesta sexta-feira (26 de agosto de 2011), a partir das 19:30h, o Bloco Rural Caravana Andaluza do Engenho Abreus da cidade de Tracunhaém-PE irá participar da programação da Semana Cultural do Ponto de Cultura Revoltosa em Nazaré da Mata.

21/08/2011

AULAS ESPETÁCULOS NAS ESCOLAS DE TRACUNHAÉM

O Ponto de Cultura Andaluza apresentará Aulas Espetáculos nas Escolas de Tracunhaém, apartir desta segunda-feira (22/agosto/2011) Dia do Folclore que é marcado por várias comemorações em todo território nacional. Nas escolas e centro culturais são realizadas atividades diversas cujo objetivo principal é passar a diante a riqueza cultural de nosso folclore. Os jovens fazem pesquisas, trabalhos e apresentações, destacando os contos folclóricos e seus principais personagens. É o momento de contarmos e ouvirmos as histórias do Saci-Pererê, Mula-sem-cabeça, Curupira, Boto, Boitatá, etc. Em Tracunhaém-PE, O Ponto de Cultura Andaluza através do seu proponente Bloco Rural Caravana Andaluza do Engenho Abreus irá realizar as suas atividades de aulas espétáculos nas escolas municipais e estaduais do município através do seu Mestre Brincante e figurantes que fazem parte deste único grupo cultural ativo.

PROGRAMAÇÃO

22/08/2011 - Escola Municipal Joaquim Canuto -14h
Escola Municipal Ana Lúcia - 15:30h

23/08/2011 - Escola Municipal Paulo Freire -14h
Escola Estadual Agamenon Magalhães - 15:30h

25/08/2011 - Escola Municipal Trancredo Neves - 09:00h
Escola Estadual Dr Walfredo - 10:30h

29/08 /2011- Colégio Arco Iris - 14:00h
Educandário Pequeno Guri - 15:30h

30/08/2011 - Escola Municipal Anísio Cabral de Belo Oriente - 14:00h

31/08/2011 - Escola Municipal Maria Laura de Açudinho - 09:00h


Realização:
Ponto de Cultura Andaluza e Bloco Rural Caravana Andaluza

Coordenação: Gilson do Turismo

Patrocínio: Rede de Pontos de Cultura de Pernambuco, FUNDARPE, Secretaria de Cultura do Estado, Governo de Pernambuco, Programa Mais Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.

13/08/2011

MOVIMENTO CANAVIAL EM TIMBAÚBA



Timbaúba "terra dos Bois de Carnaval" será a próxima cidade da Mata Norte que irá receber a reunião do Movimento Canavial com seus diversos projetos e o Pontão de Cultura Canavial – Agência de Projetos Culturais, localizado em Nazaré da Mata, com o objetivo de inserir os grupos culturais desse município e auxiliar na elaboração de projetos culturais para os diversos editais de cultura no Brasil.
E terá como facilitador o Produtor Cultural Afonso Oliveira, Coordenador do Pontão de Cultura Canavial (Nazaré da Mata-PE) e do Ponto de Cultura Estrela de Ouro em Aliança-PE. Vencedor do Prêmio Tuxaua do Ministério da Cultura.
E a articulação do
seu representante o Produtor Cultural Gilson Xavier conhecido por Gilson do Turismo da cidade de Tracunhaém-PE.

Acontecerá no dia 19 de agosto de 2011, a partir das 19:30h, no prédio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar de Timbaúba.

Apoio Cultural: Prefeitura Municipal de Timbaúba e Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos.


12/08/2011

CARAVANA ANDALUZA NO HAGOSTO CULTURAL 2ª EDIÇÃO - TRACUNHAÉM


O Ponto de Cultura Andaluza, no dia 13 de agosto de 2011, a partir da 19:00h irá fazer uma apresentação do Bloco Rural Caravana Andaluza na 2ª Edição do Evento Hagosto Cultural.
Saída em frente ao Ponto de Cultura Andaluza em sentido a Praça do Trabalhador Rural da cidade de Tracunhaém-PE.

04/08/2011

Símbolos de Tracunhaém

Símbolos do Município de Tracunhaém: a bandeira, o brasão e o hino.

A bandeira: retrata na mesma característica do município, sua cultura e sua história.

A cor azul representa o céu e o branco a paz;

A estrela simboliza o município e a riqueza produzida pelo trabalho;

O nome Paz significa que o povo é valente e a terra ordena;

A cana-de-açúcar representa a economia agrícola do município;

O brasão: fica no centro da bandeira dividida em quatro partes retratada pela cruz, fé na justiça e na esperança e inicio da colonização pelos jesuítas;

O cocar, o arco e a fecha: simbolizam o índio, o primeiro habitante do local, onde hoje se situa Tracunhaém que era chamada Tapirutama;

O Oleiro: representa o artesão e a economia artesanal que brota de mãos de gente simples de pouca instrução, mas de muito talento. São os mestres santeiros, magos do barro cuja natureza bruta transformam em belas imagens ficando na argila formas do cotidiano popular;

Hino: cuja letra de Albete Correia e música de Flávio Lima retrata um pouco da história de Tracunhaém.