21/03/2012

Maracatu Leão Misterioso de Tracunhaém

O Maracatu Leão Misterioso de Tracunhaém foi fundado no dia 10/02/1984 pelo o Sr Gentil José dos Santos (Sr. Gentil). Após uma reunião entre demais colegas brincantes de maracatus resolveu formar o seu próprio Maracatu, onde deram o nome de Maracatu Leão Misterioso de Tracunhaém, hoje o grupo consta 28 anos de existência e conta com os apoios de familiares carentes e demais componentes que ajudam nas confecções das fantasias do Maracatu acima citado.









20/03/2012

Caboclinho dos Coités de Tracunhaém

Caboclinho é um dos antigos bailados popular do Brasil. Trata-se de uma dança marcada pela agilidade, destreza e desenvoltura do participante, fruto de uma coreografia rica, cujos movimentos são de abaixar e levantar, saltos e troca-pés (apoio nas pontas dos pés e calcanhares). É uma reminiscência de um antigo desfile de indígena, observado desde o século XVI.
        Em Tracunhaém, temos o Caboclinho dos Coités, o único existente, fundado em 08 de setembro de 1973.  Sempre apresenta durante o período do Carnaval do município, Recife e demais cidades das Regiões de Desenvolvimentos da Mata Norte, Agreste, Metropolitana do Estado de Pernambuco, e em demais eventos culturais.
        A agremiação faz coreografias que podem ser dançados individualmente e coletivamente acompanhados por música leve e ligeira executados pelos seus instrumentos (tarol, pífano, ganzás) e além dos versos que o mestre de loa transmite para o público os acontecimentos que acontece ao dia a dia.





































01/03/2012

DIA 03.03.2012 - SAMBADA DE BAÉ EM TRACUNHAÉM-PE

A Sambada de Côco organizado pelo coquista Mano de BAÉ, será realizada no dia 03 de março de 2012, em frente ao Ponto de Cultura Andaluza em Tracunhaém-PE; contará com a presença do Côco de Roda de Biô e o Mestre Valmir (Nazaré da Mata)

Local: Ponto de Cultura Andaluza localizado na Rua Manoel Castelo Branco, 10 - Loteamento Vitória do Povo - Tracunhaém-PE (Ao lado da Compesa).

Apoio Cultural: Ponto de Cultura Andaluza
Produtor Cultural Gilson do Turismo
Produção: Mano de Baé e Chinho de Baé