Blog de pesquisa e divulgação de cultura popular de raízes. Produtor Cultural CPC FUNDARPE, residente em Tracunhaém-PE "Cidade do Artesanato em Barro". CONTATOS: (081) 99338-0464 (Whatsapp) E-mail:gilsonxavierproducoesculturais@gmail.com, Facebook: https://www.facebook.com/gilsondoturismo (Gilson Xavier) e Skype: gilsondoturismo
27/02/2014
MENSAGEM DE CONDOLÊNCIAS SOBRE O FALECIMENTO DO ARTESÃO MANOEL BORGES DA SILVA, Mestre NUCA.
Eu, Gilson Xavier – Produtor Cultural no Estado de Pernambuco, representante da Secretaria de Cultura e Turismo de Tracunhaém, filho da artesã Dona Carminha residente em Tracunhaém-PE, enviamos externa nota de pêsames ao familiares do artesão MANOEL BORGES DA SILVA, popular Nuca. Com profundo pesar, apresentamos nossos sentimentos pelo falecimento de nosso colega artesão e Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco. Um artesão admirável que dedicou a sua arte em confeccionar leões de barro com jubas encaracoladas, feitas com dezenas de fragmentos circulares levemente achatados, representava a nossa Tracunhaém internacionalmente.
FALECE MESTRE NUCA (CERAMISTA) - PATRIMÔNIO VIVO DE PERNAMBUCO
MANOEL
BORGES DA SILVA, o Mestre NUCA, nascido em 05 de agosto de 1937 ficou conhecido
pelo seu trabalho com o barro, que realizava desde os 10 anos. Embora seja
natural de Nazaré da Mata, foi no município de TRACUNHAÉM, na Zona da Mata de
Pernambuco, onde o artesão começou a produzir suas peças, inspiradas sempre no
universo ao seu redor. Casas, animais e bonecos eram algumas das figuras que
vendia na feira para ajudar seus pais, agricultores pobres e necessitados de um
complemento na renda familiar.
Vindo de uma família de artesãos, a partir dos 15 anos, Mestre Nuca começou a produzir peças originais, com estilo próprio, chegando a criar os famosos LEÕES DE BARRO. Semelhantes às antigas louças portuguesas, essas peças fizeram o pernambucano ganhar prestígio entre artistas populares, passando a ser conhecido por Mestre dos Leões.
Em 1968, com um estilo único, Nuca passou a confeccionar leões sentados com jubas encaracoladas, feitas com dezenas de fragmentos circulares levemente achatados. A idéia foi de sua mulher, também artesã “Maria Gomes da Silva” (falecida), com quem se casou em 1960. A partir daí, Maria passou a auxiliar na produção do marido, marcada também pelas bonecas com cabelos cacheados e flores nas mãos, além de anjos e animais.
Atualmente, seus trabalhos estão presentes em antiquários, coleções particulares e espaços públicos, como o 1º Jardim da Avenida Boa Viagem, a Praça Tiradentes e os jardins do Sítio Burle Marx, no Rio de Janeiro, etc...
Mestre Nuca se encontrava impossibilitado de fazer suas esculturas devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC), que paralisou todo lado esquerdo do seu corpo.
Em
2005, ele foi considerado Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco.
E
hoje (27/02/2014) por volta das 16h faleceu no
Hospital onde se encontrava internado na cidade do Recife.
14/02/2014
ENSAIO DO BLOCO RURAL "CARAVANA ANDALUZA" DO ENGENHO ABREUS - TRACUNHAÉM
Venha participar neste Sábado (15 de fevereiro de 2014), do cortejo do Bloco Rural Caravana Andaluza do Engenho Abreus de Tracunhaém que saíra a partir das 20:00h da Praça do Caboclo e em seguida irá acontecer o Ensaio do mesmo em frente ao Ponto de Cultura Andaluza. Local: Rua Av. Severino Lopes de Albuquerque - Bairro Novo - Tracunhaém-PE
ENSAIO DO MARACATU LEÃO MISTERIOSO DE TRACUNHAÉM
Venha participar neste sábado (15/02/2014), a partir das 21:00h, do Ensaio do MARACATU LEÃO MISTERIOSO DE TRACUNHAÉM ao lado da Praça do Trabalhador Rural, Bairro Novo – Tracunhaém/PE. Apoio Cultural: Gilson Xavier Produções Culturais.
Assinar:
Postagens (Atom)