15/09/2008

Boi Milagroso do Engenho Trapuá



É um ato ou dança pastoril ligado à forma de teatro hierático das festas de natal e reis; é o mais puro dos espetáculos populares nordestinos. Sua origem perdeu-se no passado, mas não resta dúvida de que se trata de uma aglutinação de reisados em torno de um reisado principal, que tem como morte e a ressurreição do boi.
Apesar o folguedo fazer parte do ciclo natalino, é também apresentado durante o Carnaval da Região da Zona da Mata de Pernambuco. A orquestra que acompanha os personagens é formada por um surdo, um tarol, um gonguê, um ganzá e uma cuíca. Entre os personagens humanos estão: o mestre de loas, caçadores, catirinas, a dama com a boneca enfeitada, porta-estandarte, diretores e outros. Entre as duas fileiras de burras fica o boi (principal).
Em Tracunhaém, destaca-se o Boi Milagroso do Engenho Trapuá e Boi Teimoso da Cohab - desativado (ambos tradicionais da zona rural); Boi da Mãe e Boi dos Marchantes (ambos os Blocos acompanhados por Orquestras de Frevo e Carro de som).

5 comentários:

Martins Silva disse...

É de muita importância a valorização da Cultura Popular. O Boi Milagroso é uma prova viva de que mesmo com o passar do tempo e o surgimento das tecnologias as pessoas buscam seu resgate.

Parabéns Tracunhaém! Muito legal.VIVA A CULTURA...

Anônimo disse...

nossa esse boi e muito maneiro cara

Anônimo disse...

mais q loucura q boi otmo melhor q o boi bumba

Anônimo disse...

mais q loucura q boi otmo melhor q o boi bumba

Anônimo disse...

MUITO BOM ESSE SEU TRABALHO!!!