24/01/2010

A Volta da Troça O Cabeção - Tracunhaém


Foto 1993 – Carnaval de Tracunhaém-PE
Edmilson Montarroyos Alves (responsável da Troça), natural de Olinda-PE, Carnavalesco Autêntico, esportista, veio morar em Tracunhaém no ano de 1983 até a data de hoje. Em, 1986 possuia uma Mercearia no centro da cidade e seus colegas e fregueses solicitava bastante ao mesmo que fizeste um boneco para sairem no sábado de Zé Pereira, então o Sr Edmilson resolveu fazer da sexta-feira a madrugada do sábado de Zé Pereira e batizou de “ O CABEÇÃO”. Há noite às 20:00h, dia 08/02/1986 (fundação), reuniram em frente a sua residência e sairam pelas as ruas de Tracunhaém ao som de uma batucada composta de um surdo, um tarol, um triângulo e um pandeiro. E no ano seguinte contrataram uma pequena orquestra de frevo da sua cidade circunvizinha juntamente com a sua batucada e desfilaram novamente, e assim sucessivamente, tornaram tradicionalmente na cidade.
No ano de 1998, após o não comparecimento da orquestra de frevo no local de saida da troça, doada por um patrocino local, a diretoria achou por bem percorrer as demais ruas da cidade com o seu grande número de foliões até a sua sede ao som de um tarol e um surdo.E em seguida resolveram desativá-lo o mesmo e não mais voltou ao carnaval de Tracunhaém. E este ano ele está de volta.
A agremiação é composta por um Boneco de 4m de altura com armação feita de madeira, papel machê, massa, tinta látex, trajado com uma calça comprida preta, um paletó amarelo com detalhes preto e uma gravata preta.
Em abaixo da armação um folião conduz o mesmo, composto por um estandarte amarelo e preto, e uma ala composta de homens, mulheres, jovens e crianças com camisas ou camisetas de cores padronizada do boneco. Além ao som da orquestra de frevo que vários foliões da cidade maciçamente participavam do cortejo, formando um grande arrastão nas principais ruas do Bairro Novo ao Pátio de Evento de nossa cidade.E no dia 29/01/2010, o Sr Edmilson Montarroyos fez a sua prévia com uma orquestra de frevo e um carro de som percorrendo demais ruas de Tracunhaém, ou seja, do Bairro Novo ao Centro para comemorar a volta da sua Troça que sairá do Bairro Novo, no dia 13/02/10 (Sábado de Zé Pereira), às 20:00h.
Pesquisado e relatado por Gilson do Turismo - Produtor Cultural - Tracunhaém-PE

Nenhum comentário: