25/11/2015

Popular Sr Manoel do Boi - Tracunhaém-PE

MANOEL JOSÉ DAS CHAGAS, popular MANOEL DO BOI, nasceu no dia 20 de junho de 1944 e faleceu no dia 09 de novembro de 2015, com 71 anos de idade, deixando filho(a)s, netos e bisnetos. Era o único sócio fundador da Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco que estava vivo. Ao falecer estava exercendo a função de Vice-presidente e fundador do Maracatu Estrela de Tracunhaém, com trinta e cinco (35) anos de história e tradição, o qual foi constituído em 28 de março de 1980. E da necessidade de Tracunhaém constituir o seu 1º Maracatu de baque solto, Sr Manoel do Boi deu o nome de MARACATU ESTRELA DE TRACUNHAÉM referente ao encontro de cinco ruas localizadas no centro da cidade de Tracunhaém que dar um formato de uma estrela.Em 2007 o Maracatu Estrela de Tracunhaém em sua presidência participou na abertura da gravação da Novela DUAS CARAS da Tv Rede Globo. 
 Na noite do dia 09/11/2011, no centenário Teatro Santa Isabel (Recife), Sr Manoel José das Chagas recebeu das mãos do Ex-Governador de Pernambuco “Eduardo Campos” com a presença da ex-Ministra da Cultura “Ana Holanda” e do ex-Prefeito do Recife João da Costa, foi agraciado com a Ordem do Mérito Cultural 2011 (OMC 2011) indicado pelo seu Produtor Cultural “GILSON XAVIER DA SILVA” - CPC FUNDARPE e Coordenador Técnico do Ponto de Cultura Andaluza na cidade de Tracunhaém-PE; e no mesmo evento Sr Manoel do Boi foi diplomado pela Presidente Dilma Rousseff pela sua admissão a OMC 2011 por suas relevantes contribuições à cultura brasileira.
Desde a fundação, o Maracatu Estrela de Tracunhaém fez diversos cortejos através da sua coordenação em demais projetos e eventos culturais no Estado de Pernambuco e até na Paraíba. Citamos: Projeto Encontro de Cirandeiros da Mata Norte 2011 (Funcultura) realizado na cidade de Tracunhaém-PE; Projeto Na Embolada dos Mestres (Funcultura 2013) em Nazaré da Mata-PE; Apresentação no Carnaval do Shopping Guararapes – Recife; Sr Manoel do Boi participou de diversos seminários e apresentações artísticas através do seu Maracatu Estrela de Tracunhaém em diversas etapas do Festival Canavial e de outros eventos culturais de Pernambuco. 

E durante os períodos carnavalescos através da coordenação do seu maracatu fez diversas apresentações nos Polos das cidades da Zona da Mata Norte, Metropolitana, Agreste e Capital Pernambucana; umas incentivadas pelo Governo do Estado de Pernambuco, FUNDARPE e outras pelas Prefeituras das cidades participante. Fonte das Informações de Gilson Xavier.

10/11/2015

Curso "TREINANDO O OLHAR"

Se liga, galera! Já estão abertas as inscrições para o curso de iniciação à fotografia. O curso "TREINANDO O OLHAR" será realizado no Ponto de Cultura Estrela de Ouro, em Chã de Camará, Aliança - PE. Terá carga horária de 20 horas aula, com início previsto para o dia 14 de novembro e término no dia 05 de dezembro de 2015, sempre aos sábados das 09h às 16h. Terá como facilitador o fotógrafo Júnior Pinheiro, também Mestre em Comunicação e Culturas Midiáticas pela UFPB. O curso oferecerá 20 vagas e os candidatos selecionados receberão ainda, de forma gratuita, material didático, alimentação e certificado, este último, apenas para os que tiverem aproveitamento de no mínimo 75% da carga horária. As inscrições deverão ser feitas pelo e-mail: canavialarteecultura@yahoo.com.br SERVIÇO: Curso - TREINANDO O OLHAR Local - Ponto de Cultura Estrela de Ouro, Chã de Camará, Aliança - PE Data - 14/11/2015 a 05/12/2015 (aos sábados) Horário - 09h ás 16h Carga horária - 20 horas/aula Vagas - 20 Facilitador - Júnior Pinheiro Uma realização da Canavial Arte e Cultura em parceria com o Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, patrocínio do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do estado de Pernambuco.

Nota de Pesar: Comunicado de Falecimento do Sr MANOEL DO BOI

Eu, GILSON XAVIER, Produtor Cultural no Estado de Pernambuco e Coordenador Técnico do Ponto de Cultura Andaluza, Comunico o FALECIMENTO do Sr MANOEL JOSÉ DAS CHARGAS popular MANOEL DO BOI, com 71 anos de idade. Fundador do Maracatu Estrela de Tracunhaém (Primeiro Maracatu Rural da cidade de Tracunhaém-PE). Faleceu na noite desta segunda-feira (09/novembro/2015), deixando filho(a)s, netos e bisnetos. O velório estar sendo na sua residência localizado na Rua Vinte de Dezembro, 42, Bairro Novo - Tracunhaém e o sepultamento acontece nesta terça-feira (10/11/2015) às 16:00h, no Cemitério da cidade de Tracunhaém-PE.
Ao mesmo tempo solidarizo com parentes, brincantes, mestres, amigos e colegas enlutados o falecimento do Sr MANOEL JOSÉ DAS CHARGAS. Nascido em 20 de junho de 1944 a 09 de novembro de 2015. Era Sócio fundador da Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco; atualmente era Vice-presidente e fundador do Maracatu Estrela de Tracunhaém, com trinta e cinco (35) anos de história e tradição, o qual foi constituído em 28 de março de 1980. O nome de MARACATU ESTRELA DE TRACUNHAÉM refere-se ao encontro de cinco ruas localizadas no centro da cidade de Tracunhaém que dar um formato de uma estrela, local este, onde faz as suas evoluções durante os 03 dias de carnaval. Desde a sua fundação, o grupo fez diversos cortejos nos pólos carnavalescos incentivado pelo Governo do Estado de Pernambuco e FUNDARPE. Além da participação do seu maracatu na gravação da Novela DUAS CARAS da Tv Rede Globo em 2007. Em, 07/08/2012 Sr Manoel do Boi foi entrevistado sobre o seu Maracatu Estrela Tracunhaém no Programa TV Brasil. No dia 09/11/2011 no Teatro Santa Isabel - Recife recebeu das mãos do Ex-Governador de Pernambuco “Eduardo Campos” juntamente com a presença da ex-Ministra da Cultura Ana Holanda a Ordem do Mérito Cultural 2011 (OMC) e diplomado pela Presidente Dilma Rousseff pela sua admissão OMC 2011 por suas relevantes contribuições à cultura brasileira.  O Maracatu Estrela de Tracunhaém foi convidado especial no Projeto Encontro de Cirandeiros da Mata Norte 2011 (Funcultura) realizado em Tracunhaém. Sr Manoel do Boi participou de vários seminários e apresentações artísticas do seu maracatu no Festival Canavial, no Projeto Na Embolada dos Mestres (Funcultura 2013) em Nazaré da Mata; no Carnaval do Shopping Guararapes – Recife, participação em diversos eventos projetos culturais no Estado de Pernambuco e até na Paraíba. E durante o período do carnaval desde a fundação o mesmo coordenou o seu maracatu em diversas apresentações artísticas nas cidades da Zona da Mata Norte, Metropolitana, Agreste e capital de Pernambuco.





08/11/2015

Banda Musical Curica é agraciada com a Ordem do Mérito Cultural 2015

A banda filarmônica mais antiga em atividade ininterrupta de Pernambuco, a Banda Musical Curica da cidade de Goiana-PE é agraciada com a Ordem do Mérito Cultural 2015, uma condecoração outorgada pelo Ministério da Cultura a pessoas, grupos artísticos, iniciativas ou instituições a título de reconhecimento por suas contribuições à Cultura brasileira. A homenagem, criada pelo Governo Federal em 1995 por meio de decreto, é feita anualmente em comemoração ao Dia Nacional da Cultura (5 de novembro).
O MinC confere à OMC ampla abrangência temática, de forma a contemplar áreas do saber e do fazer que tornam marcante nossa cultura, dentro e fora do país, e que sejam representativas da riqueza e da diversidade cultural brasileira.
A escolha dos agraciados ocorre todos os anos por meio de seleção entre nomes previamente indicados. Qualquer pessoa pode fazer uma indicação, dentro do prazo estabelecido, preenchendo o formulário disponível na página principal do blog ou enviando pelos Correios.
Os indicados são avaliados por uma comissão técnica, constituída por gestores das secretarias do Ministério da Cultura, que emite parecer conclusivo antes de encaminhá-los à consideração do Conselho da Ordem do Mérito Cultural. Integram o Conselho da OMC, a ministra de Estado da Cultura, que o preside na qualidade de chanceler, e os ministros de Estado das Relações Exteriores, da Educação e da Ciência e Tecnologia.
A cerimônia de entrega da medalha acontecerá dia 09 de novembro/2015, em Brasília. Estarão presente para receber a Medalha o presidente da Sociedade Musical Curica Edson Silva, a produtora cultural e coordenadora pedagógica da Banda Musical Curica Cristian Silva e a produtora cultural e coordenadora financeira da Banda Musical Curica Márcia Silva.





04/11/2015

Feira Cultural de Musica Instrumental do Condado (FECUMUSIC)

Filarmônica 28 de junho do Condado-PE, realizará no dia 06 e 07/11/2015 a Feira Cultural de Musica Instrumental do Condado (FECUMUSIC),  no encerrando das atividades do ano III do Ponto de Cultura Retretas.As atividades da
FECULMUSIC serão apresentadas alternadamente entre a sede da Filarmônica 28 de junho e a parte externa na rua: João de Andrade, na cidade do Condado Zona da Mata Norte de Pernambuco.A Feira é resultado dos seis anos de atividade do Ponto de Cultura Retretas, o qual tem promovido à cultura, a sociedade e a cidadania dos povos condadense e região.A cidade do condado possui uma abrangência interessante em relação as suas manifestações culturais, entre os quais podemos citar o Espaço Toda que se designa a Formação Técnica na Linguagem Cultural e Artística na Produção e Promoção de Grupos e Eventos Culturais. A centenária Banda Filarmônica 28 de Junho - Ponto de Cultura Retretas, que também faz parte dos arranjos culturais da cidade e talvez tenha sido a primeira revelação cultural formalmente na então vila Goianinha, distrito da cidade de Goiana - PE. A 28 de Junho, visa socialmente a Formação de Cidadãos Músicos e Possui uma importante Escola de Música que atende a população Condadense e de cidades Ciclo-vinha.A Feira Cultural de Musica Instrumental do Condado mostra esse arranjo multicultural da cidade e conta com convidados de grupos instrumentais da cidade de João Pessoa e Recife, são eles:

  • JP Bones (Quarteto de Trombones formados músicos profissionais, graduando e graduados pela UFPB);
  • Duo de Clarinete e Violão (Ednaldo Alves e Cledinaldo Júnior formados pela UFPB);
  • Duo de Clarinete (Formado pelos professores Graduados pela UFPB e UFPE Ednaldo Alves – EMPET e Erilson Oliveira – ETECRIM).
A FECUMUSIC contará com apresentações artísticas em linguagem diversificadas, que variam entre Recitais, Música de Câmara, Música Popular Brasileira (MPB), Bossa Nova, Jaaz, Blue, músicas de raízes africanas.

Teremos também a participação dos grupos:
  • Coral de Flautas Doces Rubem Amorim;
  • Quarteto de Saxofone Calos Alberto;
  • Trio de Violão e Flauta Paus e Cordas;
  • Quarteto de Trombone Oscar Cordeiro;
  • Trio de Flauta Transversal
  • Banda Jovem da 28 de Junho;
  • Banda Filarmônica 28 de Junho.o A Mostra Retretas;

Além, de todas essas, termos:
  • Palestra: “A Banda de Música e seu papel Social”;
  • Apresentação do Espaço torda;
  • Grupo de Capoeira Arte e Dança.