25/11/2015

Popular Sr Manoel do Boi - Tracunhaém-PE

MANOEL JOSÉ DAS CHAGAS, popular MANOEL DO BOI, nasceu no dia 20 de junho de 1944 e faleceu no dia 09 de novembro de 2015, com 71 anos de idade, deixando filho(a)s, netos e bisnetos. Era o único sócio fundador da Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco que estava vivo. Ao falecer estava exercendo a função de Vice-presidente e fundador do Maracatu Estrela de Tracunhaém, com trinta e cinco (35) anos de história e tradição, o qual foi constituído em 28 de março de 1980. E da necessidade de Tracunhaém constituir o seu 1º Maracatu de baque solto, Sr Manoel do Boi deu o nome de MARACATU ESTRELA DE TRACUNHAÉM referente ao encontro de cinco ruas localizadas no centro da cidade de Tracunhaém que dar um formato de uma estrela.Em 2007 o Maracatu Estrela de Tracunhaém em sua presidência participou na abertura da gravação da Novela DUAS CARAS da Tv Rede Globo. 
 Na noite do dia 09/11/2011, no centenário Teatro Santa Isabel (Recife), Sr Manoel José das Chagas recebeu das mãos do Ex-Governador de Pernambuco “Eduardo Campos” com a presença da ex-Ministra da Cultura “Ana Holanda” e do ex-Prefeito do Recife João da Costa, foi agraciado com a Ordem do Mérito Cultural 2011 (OMC 2011) indicado pelo seu Produtor Cultural “GILSON XAVIER DA SILVA” - CPC FUNDARPE e Coordenador Técnico do Ponto de Cultura Andaluza na cidade de Tracunhaém-PE; e no mesmo evento Sr Manoel do Boi foi diplomado pela Presidente Dilma Rousseff pela sua admissão a OMC 2011 por suas relevantes contribuições à cultura brasileira.
Desde a fundação, o Maracatu Estrela de Tracunhaém fez diversos cortejos através da sua coordenação em demais projetos e eventos culturais no Estado de Pernambuco e até na Paraíba. Citamos: Projeto Encontro de Cirandeiros da Mata Norte 2011 (Funcultura) realizado na cidade de Tracunhaém-PE; Projeto Na Embolada dos Mestres (Funcultura 2013) em Nazaré da Mata-PE; Apresentação no Carnaval do Shopping Guararapes – Recife; Sr Manoel do Boi participou de diversos seminários e apresentações artísticas através do seu Maracatu Estrela de Tracunhaém em diversas etapas do Festival Canavial e de outros eventos culturais de Pernambuco. 

E durante os períodos carnavalescos através da coordenação do seu maracatu fez diversas apresentações nos Polos das cidades da Zona da Mata Norte, Metropolitana, Agreste e Capital Pernambucana; umas incentivadas pelo Governo do Estado de Pernambuco, FUNDARPE e outras pelas Prefeituras das cidades participante. Fonte das Informações de Gilson Xavier.

Nenhum comentário: