27/12/2008

Cidade do Artesanato em Barro

A população urbana de TRACUNHAÉM em sua maioria dedica-se ao Artesanato de cerâmica, contando com várias Olarias e Atelieres (estabelecimentos produtores). Devido a esta atividade, Tracunhaém tornou-se conhecida nacionalmente e internacionalmente como a cidade do Artesanato em Barro e é um dos pontos turísticos atrativo do Estado de Pernambuco. Localizada na Região Zona da Mata Norte, a 63 Km do Recife-PE, via Br 408.
A cidade se formou e cresceu em torno do trabalho feito em cerâmica, inicialmente utilitária que era vendida nas feiras dos municípios vizinhos. Em Tracunhaém quase todas as casas, crianças, jovens e adultos vêm conservando a tradição de trabalhar com o barro.


ORIGEM DO ARTESANATO: vários anos atrás, Tracunhaém passa por um processo de transformação, na medida em que os artesãos iniciaram a produção de cerâmica figurativa. Dessa nova forma de expressão destacou-se a Família Vieira (Lídia, Toinha, José Antônio, Regina), Severino, e outro(a)s Artesã(o)s como: Antônia Leão, Severina Batista, Baé, Nina, etc....
E hoje há aqueles que combinam o utilitário e o decorativo em moringas, jarros, abajures, cinzeiros ou em formas diversas inspirados na fauna e na flora.

ARTESÃOS

Maria Izaura da Silva (Carminha), natural de Tracunhaém, mãe do Produtor Cultural Gilson do Turismo, conhecida nacionalmente e internacionalmente através das suas Cerâmicas Pintadas. Exerceu a sua função confeccionando e comprando artesanatos de demais colegas artesãs para revender no seu próprio atelier que existia ao lado da sua residência. Foi uma das principais fundadora da Associação dos Artesãos de Tracunhaém. Hoje doméstica do lar e aposentada encontra inativa da sua função de artesã.

José Severino do Carmo (Zequinha do Carmo), natural de Tracunhaém-PE, tio de Gilson do Turismo, irmão de Carminha, trabalhava em serviços braçais (Trabalhador Rural) profissão que exerceu nos Engenhos em Nazaré da Mata e depois continuou durante algum tempo em Tracunhaém.
Tendo o primeiro contato com o barro em Tracunhaém, em 1978 fazendo um São Francisco, o qual foi vendido de imediato. Durante esse tempo recebeu incentivo de outros artistas como por exemplo (Luiz da Môca) e daí pra frente, Zequinha deu continuidade a sua arte, criando e preservando o seu próprio estilo, fazendo imagens sacras, Buchudinhas e Troncos: Tucanos tipos (Cinzeiros), todos tamanhos médios e pequenos. Já tendo conseguido expor e fazer amostras em Recife, Olinda, Caruaru e Campina Grande/PB.
Hoje se encontra inativo por alguns dias devido uma cirurgia no seu olho.
Contato: Rua Nair Bezerra da Silva, nº 113 – B. Centro – Tracunhaém/PE – CEP: 55.805.000 Fone: (081) – 9654-1644

José Antônio do Carmo (Antônio do Carmo), natural de Tracunhaém-PE, tio de Gilson do Turismo, irmão de Carminha e Zequinha do Carmo, trabalhou em serviços braçais (Trabalhador Rural) durante algum tempo em Tracunhaém. Tendo o primeiro contato com o barro em Tracunhaém. Deu continuidade a sua arte, criando e preservando o seu próprio estilo, fazendo imagens profanas, trabalhadores Rurais e animais todos em tamanhos médios e pequenos. Possuiu seu próprio atelier, tornou-se funcionário público por alguns anos e ficou inativo na sua função de artesão. Hoje exerce a sua função de sacerdote na religião católica do nosso município.
Genival do Carmo (Freguês) - Foto - natural de Tracunhaém-PE, tio de Gilson do Turismo, irmão de Carminha, trabalhava para outros artesãos no passado. Hoje, continua criando e preservando o seu próprio estilo, fazendo peças decorativas e Cinzeiros de todos tamanhos para hotéis, residências, aniversários, restaurantes e demais do estado de Pernambuco e Nordeste. Contato: Rua 01 Loteamento Carlos Lapa – Tracunhaém/PE – CEP: 55.805.000 Fone: (081) – 9408-3809

José Joaquim da Silva (Zezinho de Tracunhaém) natural de Vitória de Santo Antão/PE, onde trabalhava como camponês. Vindo de Vitória à Nazaré da Mata, passou a ser servente de pedreiro, como engenhoso que é, passou a observar e se interessar pelo serviço, terminando aprendendo a profissão.
Por incrível que pareça, foi em Nazaré da Mata que Zezinho pegou um bolo de barro e sentiu a força criadora e começou a fazer peça que expressava a sua profissão de (camponês). E por incentivo de Marliete Pessoa (pessoa que o incentivou) veio a Tracunhaém, onde pode dar expansão ao seu trabalho.
Mais tarde, criando santos de tamanho médio e grande, Zezinho adquiriu um bom conceito como artista. Zezinho já fez exposição em Nazaré da Mata, Campina Grande, Salvador, Recife, Olinda, Garanhuns, São Paulo e Rio de Janeiro. Tem Peças expostas em várias Museus do País, como também no Palácio do Planalto em Brasília imagens de Santa Bárbara, Nossa Senhora da Conceição e Santo Antônio e outra Imagem de Santo Antônio (padroeiro) de 2,50 cm na Entrada de Tracunhaém. Em 2008 o meu colega recebeu o título Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco – Fundarpe, foi um prestígio para mim (Gilson do Turismo) por tê-lo ajudado nos procedimentos da sua inscrição no Registro de Patimônio Vivo 2007.

Nilson Tavares (Nilson do Boneco) sua confecção são imagens sacras de tamanhos variados, conhecido nacionalmente através da sua arte. Já participou de várias exposições no Estado de PE, SP, RJ e outros. Hoje, devidos as grandes encomendas a sua vendagem é no seu próprio Atelier ou entrega através de Transportadoras.
Rua Antonio Felipe de Souza, s/n - B. Centro – Tracunhaém/PE.

3 comentários:

jailma disse...

gostei bastante do seu blog ele me ajudou a conhecer melhor a cultura e a realizar um trabalho escolar!!!!!!!!!!!!......ass;jailma-carpina-pe

Unknown disse...

AI GILSONTUR AMEI DEU BLOG UMA DAS FONTE DE NINHA PESQUISA DE DADOS PARA O TRABALHO DA FACULDADE.ASS:ERENITA LEMOS.

Unknown disse...

AI GILSONTUR AMEI DEU BLOG UMA DAS FONTE DE NINHA PESQUISA DE DADOS PARA O TRABALHO DA FACULDADE.ASS:ERENITA LEMOS.