15/10/2011

1º Mostra Canavial de Cinema


De 19 a 27 de novembro, as cidades de Tracunhaém, Nazaré da Mata, Vicência, Aliança, Condado e Goiana recebem a Mostra Canavial de Cinema. O evento, totalmente aberto ao público, integra o Festival Canavial e, mais do que viabilizar uma série de exibições cinematográficas no interior de Pernambuco, oferece a oportunidade de se refletir sobre a produção audiovisual do Brasil.

De todas as artes, o cinema é uma das que mais apresentam dificuldades de penetração entre as populações de baixa renda no Nordeste. Na Mata Norte de Pernambuco, essa realidade não é diferente.

Refletir sobre a produção e sobre o acesso ao audiovisual se faz importante. E por que não fazê-lo, de maneira gratuita, justamente, entre aqueles que sentem esse pouco contato com o cinema? A população da Mata Norte Pernambucana.

A região é marcada por uma cultura popular prolífica, rica, e tem como personagens homens e mulheres fortes que - apesar das adversidades do dia a dia, dos poucos acessos a bens simbólicos e materiais - carregam o gosto pelas expressões culturais da própria região, ao mesmo tempo em que se mostram abertos para apreciar produções artísticas de outros lugares.

Um evento de grande porte como é a Mostra Canavial de Cinema só é possível graças a uma articulação colaborativa. O Funcultura e Governo do Estado aparecem como parceiros fundamentais do Evento e compartilham o entendimento da importância de enxergar a cultura como um bem que deve ser levado a todas as regiões do estado. Também se registra a parceria com o Festival Canavial, que, já há tantos anos, vem experimentando o bem sucedido caminho de articular a população da Mata Norte de Pernambuco, mostrando, para o mundo e para a própria região, a riqueza cultural que ela detém.

Em, Tracunhaém será realizado no Auditório da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Sopão) nos dias 24 e 25 de novembro do ano em curso, a partir das 19:00h.
Não Percam!!!!!

Nenhum comentário: