Cinema para ver, ter e pensar
Mostra Canavial de Cinema incentiva o debate e facilita o acesso à produção audiovisual no interior de Pernambuco
De 19 a 27 de novembro, as cidades de Goiana, Condado, Tracunhaém, Nazaré da Mata, Vicência e Aliança recebem a Mostra Canavial de Cinema. O evento, totalmente aberto ao público, integra o Festival Canavial e, mais do que viabilizar uma série de exibições cinematográficas no interior de Pernambuco, oferece a oportunidade de se refletir sobre a produção audiovisual do Brasil no 1º Seminário Arranjo Produtivo Local em Audiovisual na Mata Norte.
De todas as artes, o cinema é uma das que mais apresentam dificuldades de penetração entre as populações de baixa renda no Nordeste. Na Mata Norte de Pernambuco, essa realidade não é diferente.
Refletir sobre a produção e sobre o acesso ao audiovisual se faz importante e oportunizar esse contato com as produções cinematográficas também. E por que não fazê-lo, de maneira gratuita, justamente, entre aqueles que sentem esse pouco contato com o cinema? A população da Mata Norte Pernambucana. É isso que a Mostra Canavial de Cinema se propõe a fazer.
Vale ressaltar a importância sócio-cultural do evento, que promete ser um momento especial para muitas pessoas da Mata Norte de Pernambuco, conforme atesta o Coordenador Geral da Mostra Canavial de Cinema, Caio Dornelas. “Somente há quatro anos começaram as atividades de cineclubes na Mata Norte, assim, a Mostra representa, para muitas pessoas dessa região, a única oportunidade de terem contato com cinema, certamente será o primeiro contato de muitas pessoas com o cinema”.
Entre as ações da Mostra Canavial de Cinema de Cinema estão:
1º Seminário Arranjo Produtivo Local em Audiovisual na Mata Norte – Nos dias 19 e 20 de novembro, em Goiana, produtores independentes, representantes de Pontos de Cultura e de entidades do setor de audiovisual, técnicos, gestores públicos e ativistas sociais se reunirão com o objetivo de debater e fortalecer a organização em torno da produção audiovisual. O Seminário possibilita a discussão sobre maneiras criativas de consolidar um Arranjo Produtivo Local (APL) em audiovisual para a Mata Norte de Pernambuco e oportuniza a abordagem de temas como formação técnica, captação de recursos, formalização de parcerias e estruturação física e jurídica que possibilitem a APL em audiovisual.
PROGRAMA 01 - “Do Canavial para o Mundo”: programa composto por curtas-metragens que têm conteúdos sociais e/ou antropológicos formadores da realidade canavieira da Zona da Mata Norte de Pernambuco.
PROGRAMA 02 – “Do mundo para o Canavial”: constituem esse programa curtas-metragens que têm conteúdos sociais e/ou antropológicos formadores do mundo globalizado que encontram uma interface na realidade canavieira da Zona da Mata Norte de Pernambuco.
Um evento de grande porte como é a Mostra Canavial de Cinema só é possível graças a uma articulação colaborativa. O Funcultura e Governo do Estado aparecem como parceiros fundamentais do evento e compartilham o entendimento da importância de enxergar a cultura como um bem que deve ser levado a todas as regiões do estado. A Mostra conta com o apoio das Prefeituras de Goiana, Condado, Tracunhaém, Nazaré da Mata, Vicência e Aliança. Também se registra a parceria com o Festival Canavial, que, já há seis anos, vem experimentando o bem sucedido caminho de articular a população da Mata Norte de Pernambuco, mostrando, para o mundo e para a própria região, a riqueza cultural que ela detém.
PROGRAMAÇÃO MOSTRA CANAVIAL DE CINEMA
Composição e ordem de exibição do Programa 1 e Programa 2
Programa 1 - “Do Canavial para o Mundo”: (1h20)
1. Acercadacana 20’
2. O senhor do engenho 16’
3. Vida Maria 9’
4. Paola 18’
5. O homem da mata 17’
Programa 2 – “Do mundo para o Canavial”: (1h30)
1. Um fazedor de filmes 20’
2. Ensolarado 14’
3. Haruo ohara 16’
4. Caos 15’
5. O som do tempo 10’
6. O plantador de quiabos 15’
GOIANA
1º Seminário Arranjo Produtivo Local em Audiovisual na Mata Norte.
Dias 19 e 20 de novembro (sábado e domingo) Das 9hs às 12h30 e das 13h30 às 17hs Escola Técnica Aderico Alves de Vasconcelos - ETE Entrada franca
Mostra Programa 1
Dia 19 de novembro (sábado) A partir das 19hs Bairro de Nova Goiana Aberto ao público
Mostra Programa 2 + exibição de Velhas Guardas – os encontros
Dia 20 de novembro (domingo) A partir das 19hs Cine teatro Polytheama Entrada franca
CONDADO
Mostra Programa 1 (dia 19/nov, sábado) e Mostra Programa 2 (dia 20/nov, domingo) A partir das 19hs Auditório do Ponto de Cultura Retretas Entrada Franca
TRACUNHAÉM
Mostra Programa 1 (dia 24/nov, quinta-feira) e Mostra Programa 2 (dia 25/nov,sexta-feira) A partir das 19hs Auditório da Secretaria Municipal de Ação Social e Direitos Humanos Entrada Franca
NAZARÉ DA MATA
Mostra Programa 1 dia 24/nov, quinta-feira) e Mostra Programa 2 (dia 25/nov,sexta-feira) A partir das 19hs Parque dos Lanceiros Aberto ao público
VICÊNCIA
Mostra Programa 1 (dia 26/nov, sábado) e Mostra Programa 2 (dia 27/nov, domingo) Mostra Programa 1, às 20h30; Mostra Programa 2, às 16hs Salão Paroquial no centro da cidade Entrada franca
ALIANÇA
Mostra Programa 1 (dia 26/nov, sábado) e Mostra Programa 2 (dia 27/nov, domingo) A partir das 19hs Ponto de Cultura Estrela de Ouro Sítio Chã de Camará Aberto ao público
Realização: Cineclube Iapôi / Festival Canavial Incentivo: Funcultura/ Governo do Estado
Apoio: Prefeitura de Goiana, Prefeitura de Condado, Prefeitura de Tracunhaém, Prefeitura de Nazaré da Mata, Prefeitura de Vicência, Prefeitura de Aliança
Parceria: Federação Pernambucana de Cineclubes – FEPEC, Pontão de Cultura Canavial, Ponto de Cultura Retretas, Ponto de Cultura Aláfia, Ponto de Cultura Estrela de Ouro de Aliança, Ponto de Cultura Andaluza, Ponto de Cultura Poço Comprido, Associação Reviva
Sobre as cidades que vão receber a Mostra Canavial de Cinema:
Tracunhaém
Uma das fortes marcas culturais da cidade de Tracunhaém é o seu reconhecido artesanato em barro. A cidade se formou e cresceu a partir do trabalho em cerâmica, inicialmente utilitária, vendida nas feiras dos municípios vizinhos. Mais recentemente, também vêm ganhando destaque as peças decorativas em barro.
Boa parte da população urbana de Tracunhaém dedica-se ao artesanato. Não é difícil encontrar os artesãos trabalhando nas calçadas, e na cidade há várias olarias e ateliers onde são comercializadas as peças, cada vez mais conhecidas em vários lugares do Brasil e até internacionalmente.
Entre os expoentes da arte do barro está Zezinho de Tracunhaém, artesão mais conhecido do município e referência para os novos artistas da cidade.
As manifestações folclóricas também são atrativos de Tracunhaém, merecem destaque os Maracatus Rurais, Caboclinhos, Blocos Carnavalescos, Bois, Cirandas, Mamulengo, Capoeira, grupos de Dança e Teatro.
Nazaré da Mata
Maracatu não é apenas um folguedo, mas uma tradição passada de pai para filho em que os passos, as cores traduzem a riqueza cultural e a alegria dos brincantes.
Nazaré da Mata detém o título de Terra do Maracatu por ser a cidade com o maior número desses grupos folclóricos (20). Foi aqui que surgiu o Cambinda Brasileira, Maracatu Rural há mais tempo em atividade (há divergências quanto à sua fundação: há quem diga que foi em 1898, outros afirmam que o grupo surgiu em 1918, só não há dúvidas de que o Cambinda foi fundado em Nazaré da Mata).
A terra boa de Nazaré desperta o interesse dos que a visitam também pela beleza de seus engenhos (Lagoa D´Antas, Santa Fé,Várzea Grande); importância no comércio da região (a feira do município, aos sábados, é bem concorrida); e também pela representatividade cultural: nasceram, viveram ou estudaram em Nazaré da Mata personalidades como o compositor Geraldo Vandré, o poeta Mauro Mota e o cirandeiro Antônio Baracho.
Também são de Nazaré as tradicionais escolas de música Euterpina Juvenil Nazarena (a Capa Bode) e a Escola de Música Revoltosa.
Vicência
Quem gosta de aventura e belas paisagens tem tudo para se afeiçoar por Vicência. A cidade é um dos lugares preferidos dos praticantes de voo livre do Nordeste pelas boas condições que o Mirante da Serra Jundiá oferece. São duas rampas utilizadas como palco de vários campeonatos do esporte.
Chama a atenção em Vicência o belo cenário rural, exemplificado pelos antigos engenhos do ciclo açucareiro. No Engenho Trapuá, onde existe uma serra de aproximadamente 1000m, localiza-se a Igreja Nossa Senhora de Santana, de onde é possível ter uma bela visão de cidades vizinhas, como Carpina e Nazaré da Mata.
Historicamente Vicência também é uma referência para Pernambuco. O Engenho do Poço Comprido, por exemplo, serviu de abrigo para Frei Caneca, na época da Confederação do Equador, e foi tombado em 1962. Lá é possível visitar a casa grande, a capela e a senzala.
Aliança
Um dos aspectos que mais chamam atenção em Aliança é a sua rica cultura popular, exemplificada, principalmente pelos Maracatus de Baque Solto, que, nos dias de carnaval, saem às ruas da cidade enfeitando tudo com suas cores.
É em Aliança onde está sediada a Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco, e um dos filhos mais ilustres da cidade é o Mestre Salustiano, rabequeiro falecido em 2008, e brincante de Cavalo-marinho, Maracatu, Ciranda.
A parte rural do município muitas vezes vira palco dessas e de outras manifestações artísticas da Mata Norte de Pernambuco. Turistas apreciadores de cultura popular não se intimidam com o frio das noites nos canaviais e são atraídos pelas sambadas (festas que duram a noite inteira) em Chã de Camará e Chã de Esconso. Durante as brincadeiras, as populações desses lugares interagem com as pessoas de fora numa produtiva e divertida troca cultural.
Condado
Condado, antes de tudo, é formada por um povo forte, homens, mulheres e crianças que vivem uma realidade difícil, mas que se tornam reis, rainhas, príncipes, na hora de encarnar os personagens dos folguedos populares. Muitos são exímios bailarinos, que carregam força nas pernas e são capazes de fazer passos que enchem os olhos dos turistas, atraídos principalmente pelo Cavalo-marinho.
Não é preciso ir muito longe para apreciar as brincadeiras populares de Condado. Na área central da cidade é possível conhecer as sedes de Cavalos-marinhos e Maracatus.
Como importantes representantes da cultura de Condado aparecem o xilogravurista José Costa Leite e a Centenária Filarmônica 28 de Junho.
Goiana
. A cidade, uma das mais importantes economicamente da Mata Norte de Pernambuco, também encanta pelas belezas naturais de praias como Pontas de Pedra, Catuama, Carne de Vaca, Tabatinga e Atapuz.
Na sede de Goiana vale a pena conhecer os monumentos religiosos como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, a de Nossa Senhora do Amparo dos Homens Pardos e a Matriz de Nossa Senhora dos Homens Brancos. Como ponto turístico também se destaca o Conjunto Carmelita, que possui a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e o Cruzeiro esculpido em pedra calcária.
Como representação folclórica de destaque em Goiana estão os Caboclinhos, que revelam a beleza de suas coreografias especialmente na terça-feira de carnaval, quando mais de 30 grupos desfilam pela cidade para celebrar a cultura indígena.
Goiana também é terra de coco, e dos bons! Todo último sábado de cada mês tem o Coco da Yá, no Terreiro de Mãe Nininha. O ritmo é uma das fortes manifestações artísticas da cidade e tem como um de seus mais ilustres representantes Sebastião Grosso, mestre falecido em 2007, e considerado por muitos na região como “O Rei do coco de roda”.
A importância histórica de Goiana pode ser conhecida através da narrativa sobre as Heroínas de Tejucupapo, mulheres que, no século XVII, nessa vila de Goiana, conseguiram expulsar os holandeses usando água quente e pimenta. O episódio é encenado sempre no último domingo de abril e serve como uma verdadeira aula de história e determinação.
Mostra Canavial de Cinema
Quando: De 19 a 27 de novembro nas cidades de Goiana, Condado, Tracunhaém, Nazaré da Mata, Vicência e Aliança (Mata Norte de Pernambuco)
Seminário APL em Audiovisual na Mata Norte (das 9hs às 17hs nos dias 19 e 20 de novembro em Goiana)
Hora: Exibições cinematográficas com início às 19hs; (dia 26/nov às 20h30 e 27/nov às 16hs em Vicência)
Local: Praças e espaços públicos das cidades
Quanto: Aberto ao público
Contatos para entrevistas:
Caio Dornelas - Coordenador Geral da Mostra Canavial de Cinema
(81) 8557.0191 | (81) 9501.0690 | caiovd@hotmail.com
Rose Lima - Coordenadora de Produção da Mostra Canavial de Cinema
(81) 8886.2510 | 9944.0965 | mostracanavialdecinema@gmail.com
Gilson do Turismo - Produtor em Tracunhaém -
Mostra Canavial de Cinema | (081) 9654-1644
Nice Lima | Assessora de imprensa | DRT-PE 2773
(81) 8714.4414 | (81) 9980.5568
@ritmocom
Nenhum comentário:
Postar um comentário