31/10/2012

II MOSTRA CANAVIAL CINEMA

Cinema do canavial para o mundo e do mundo para o canavial - 2ª Mostra Canavial de Cinema leva a 7 cidades da Mata Norte de Pernambuco a reflexão sobre o audiovisual
De 15 de novembro a 2 de dezembro as cidades de Vicência, Aliança, Condado, Goiana, Tracunhaém, Carpina e Nazaré da Mata, todas da Zona da Mata Norte do estado, vão receber a Mostra Canavial de Cinema, evento que integra o Festival Canavial e que, mais do que levar cinema a lugares onde o acesso é limitado, pretende fomentar a discussão sobre a produção audiovisual dentro e fora de Pernambuco. As ações da Mostra incluem o Seminário sobre Arranjo Produtivo Local, para debater a cena audiovisual; o lançamento do Núcleo de Produção Engenho Digital – NPED; além das sessões de cinema gratuitas em espaços públicos das sete cidades. A 2a Mostra Canavial de Cinema tem incentivo do Funcultura e apoio das Prefeituras de Vicência, Aliança, Condado, Goiana, Tracunhaém, Carpina e Nazaré da Mata.
Este ano a Mostra Canavial de Cinema destaca o tema do Desenvolvimento Econômico e qualidade de vida, buscando suscitar reflexões acerca das transformações econômicas e sociais pelas quais algumas cidades do interior vêm passando. A curadoria dos filmes da Mostra e a identidade visual do evento refletem bem essa questão.
 Nos dias 1 e 2 de dezembro, em Nazaré da Mata, produtores independentes, representantes de Pontos de Cultura e de entidades do setor de audiovisual, técnicos, gestores públicos e ativistas sociais se reunirão no Seminário Arranjo Produtivo Local em Audiovisual na Mata Norte. O Seminário possibilita a discussão sobre maneiras criativas de consolidar um Arranjo Produtivo Local (APL) em audiovisual e oportuniza a abordagem de temas como formação técnica, captação de recursos, formalização de parcerias e estruturação física e jurídica para o APL em audiovisual.
Outro destaque da 2ª Mostra Canavial de Cinema é o lançamento do selo Núcleo de Produção Engenho Digital – NPED que passará a assinar todos os projetos desenvolvidos em audiovisual na Mata Norte (cineclubes, mostras, seminários, projetos de formação e de conteúdo), e tem como proposta consolidar o Arranjo Produtivo Local na região, conforme atesta o Coordenador geral da Mostra Canavial de Cinema, Caio Dornelas: “O NPED desenvolverá todas as ações necessárias e possíveis para a consolidação do APL em audiovisual na região, atuando na formação de olhar crítico, formação de público, discussões de políticas públicas, formação técnica e produção de conteúdo. O NPED é, ao mesmo tempo, escola de cinema, produtora de conteúdo audiovisual e de eventos cujo tema seja audiovisual. A princípio o NPED terá sua base no Engenho Poço Comprido, em Vicência, e realizará  um curso de 170 horas/aulas com foco na produção de documentários.
Os filmes que compõem a Mostra Canavial de Cinema, estão distribuídos em 14 sessões, em espaços públicos de 7 cidades e divididos em 2 programas: Programa 1 - Do Canavial para o Mundo: composto por curtas-metragens que têm conteúdos sociais e/ou antropológicos formadores da realidade canavieira da Zona da Mata Norte de Pernambuco; e o Programa 2Do mundo para o Canavial: com curtas-metragens que têm conteúdos sociais e/ou antropológicos formadores do mundo globalizado e que encontram uma interface na realidade canavieira da Zona da Mata Norte de Pernambuco.

Nenhum comentário: