25/03/2013

FESTIVAL PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL 2013 - MATA NORTE


ARTES CÊNICAS
Quarta-feira, 03/04/13
16h30 – Espetáculo de Dança – “Jogo Coreográfico” (ACUPE Grupo de Dança)
Local: Secretaria de Turismo e Cultura - CENTRART

CULTURA POPULAR

Sábado, 06/04/13
21h – Sambada com o Maracatu Pavão Dourado de Tracunhaém e o Maracatu Leão Formoso de Nazaré da Mata. 
Local: Terreiro do Maracatu Pavão Dourado de Tracunhaém




TRACUNHAÉM

Oficina: Como Arrumar sua Banda
Facilitadora: Taciana Guimarães
Período:2 a 6/4
Hora: das 14 às 18h
Local: CENTRART – Centro de Artesanato e Cultura Popular da Zona da Mata
Sinopse: Com o intuito de capacitar músicos de bandas alternativas da Zona da Mata Norte, a oficina aborda temas como: mercado cultural; formação de conceito/marca; utilização de técnicas de marketing na música; algumas dicas para as bandas (comportamentos); documentação de banda (sinopse, currículo, mapa de palco, iluminação, set list, rider técnico e clipagem); sustentabilidade, autogestão e elaboração de projetos culturais (utilizando o FUNCULTURA como modelo).

Oficina: Elementos da Encenação Teatral
Facilitador: Williams Santana
Período: 2 a 5/4
Hora: das 14 às 17h
Local: CENTRART – Centro de Artesanato e Cultura Popular da Zona da Mata
Sinopse: O teatro é a arte do conjunto, da junção, da harmonia de seus elementos. Compreender o papel de cada um deles requer habilidade, paciência e dedicação. A Oficina Elementos da Encenação Teatral, que será ministrada pelo ator, encenador e historiador Williams Sant’Anna, pretende contribuir para a compreensão desse universo do espetáculo teatral e propor um sistema de organização de todos os elementos que compõem a encenação teatral – do texto à interpretação.

Oficina: Sensibilização em Movimento
Facilitadora: Daniela Santos
Período: 3 a 5/4
Hora: das 18 às 21:30h
Local: Secretaria de Ação Social - Tracunhaém
Sinopse: Conhecer as diferentes motivações do corpo por meio da dança e sua interação com o outro proporcionando, assim, a integração entre as pessoas, o desenvolvimento da motricidade, criatividade e a expressão corporal. Estudos da auto-expressão criativa desenvolvidos por Rudolf Laban e as técnicas específicas de expressão corporal utilizadas por Angel Vianna serão referenciais a serem seguidos na atividade. Por meio deles, espera-se que os alunos consigam ter uma análise crítica em relação às formas de movimento e seu significado dentro de um contexto educativo e sociocultural, além de entender a fala corporal, movimentação e gestualidade como expressões do corpo e propiciar a utilização de alguns elementos da linguagem da dança na sua realidade.

Realização: FUNDARPE, Secretaria de Cultura do Estado e Governo de Pernambuco

Um comentário:

Anônimo disse...

e muito bom para incentivar acultura popular