06/01/2014

ENCERRAMENTO DO PROJETO NA EMBOLADA DOS MESTRES


     Desde o mês de agosto/2013 o projeto NA EMBOLADA DOS MESTRES levou ao Parque dos Lanceiros, em Nazaré da Mata – PE, os versos e rimas de improviso dos Mestres da Cultura Popular da Região Mata Norte. Cantorias de improviso que no passado eram atrativo comum em espaços públicos como feiras e praças. As Dupla de Emboladores de Coco, Coquistas, Mestres de Maracatu Rural, Aruenda, Cirandas, Caboclinho e de Bloco Rural, subiram ao palco para mostrar seus saberes e seus versos. Cada mês três atrações artísticas da região possibilitou a promoção da música de improviso e de tradição oral, com uma programação que incluiu o nome dos mais expressivos mestres improvisadores do estado pernambucano.
      O Parque dos Lanceiros é um espaço cultural reconhecido na Zona da Mata Norte como difusor da manifestação do Maracatu de Baque Solto. O local é o ponto de partida do desfile dos grupos de maracatu da região e costuma concentrar várias pessoas durante seus eventos culturais.

     O projeto movimentou e valorizou um espaço público de Nazaré da Mata, criado para abrigar apresentações culturais do Estado e teve uma programação que deu visibilidade aos mais expressivos improvisadores de Pernambuco, promovendo e difundindo a embolada, o verso e a rima da música de improviso dos artistas pernambucanos.

     Assim, pensou o proponente do projeto, o produtor cultural GILSON XAVIER conhecido por Gilson do Turismo da cidade de Tracunhaém-PE, em uma programação que trouxe outras manifestações para o local além que constava no projeto, valorizando os artistas local e da Região da Mata Norte. Por isso, colocou como foco a difusão dos Mestres Emboladores de Coco e aos Mestres de Maracatus Rurais; e de outros grupos culturais da Região Mata Norte de Pernambuco, que são reconhecidamente louvados na arte do improviso cantado.

      Este mês dia 25 de janeiro/2014, a partir das 21:00h  estará encerrando o projeto na embolada dos mestres as seguintes atrações;
     Apresentações dos Emboladores de Coco "ZÉ SEBASTIÃO (Tracunhaém) e PAPA CAPIM (Lagoa de Itaenga)", MARACATU ESTRELA DA SERRA DE TRACUNHAÉM e o COCO POPULAR DE ALIANÇA que será realizado no Parque dos Lanceiros em Nazaré da Mata/PE.



Incentivo: Funcultura / FUNDARPE / Secretaria de Cultura do Estado / Governo de Pernambuco. Apoio Cultural: Prefeitura Municipal de Nazaré da Mata / Coordenação: Gilson Xavier Produções Culturais.

Nenhum comentário: